Mais lidos

Leite para a prevenção de doenças

O leite além de ser delicioso, também pode reduzir o risco de doenças quando utilizados de maneira correta e saudável. Desde um recém-nascido, é indicado se alimentar apenas de leite materno, por todos os benefícios que ele tem.

Alguns estudos apontam que alimentos lácteos ajudam a reduzir o risco de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Ajuda no desenvolvimento dos ossos

O leite é fonte de cálcio e vitamina D, o que ajuda no desenvolvimento dos ossos, principalmente de crianças e adolescentes. Além de diminuir a osteoporose em adultos. O leite ainda possui fósforo e proteínas, que trabalham juntos para construir e ajudar a proteger os ossos.

Os ossos são tecidos vivos que estão em constante mudança. Conforme o tempo passa, eles passam por um processo chamado remodelagem. Ou seja, estão sendo formados e destruídos constantemente.  

O tecido ósseo é perdido naturalmente com o envelhecimento devido a um conjunto de fatores que incluem fatores genéticos, sedentarismo, redução hormonal, dentre outros. É importante que a pessoa acumule uma boa reserva óssea até os 30 anos, que é idade onde o processo de formação óssea começa a diminuir e a dar lugar a destruição óssea. O leite ajuda a evitar esse processo.

Melhora a pressão arterial

O leite quando utilizado juntamente em uma dieta com mais frutas, verduras, grão e vegetais ajudam a manter a pressão arterial estável. Esses alimentos juntos têm uma quantidade aumentada de nutrientes que ajudam a reduzir a pressão e com isso, evitam problemas no coração.

O recomendado é consumir produtos derivados do leite com baixo teor de gordura, tais como o queijo branco.

Promove menor risco de doenças crônicas

Os alimentos lácteos também podem ajudar a reduzir a inflamação. Alguns estudos apontam que as pessoas, acima de 10 anos, que consomem três porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias podem ter o risco de doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana e derrame diminuído.

Uma dessas doenças é a diabetes tipo 2. Mas o consumo precisa ser de produtos laticínios com baixo teor de gordura ou, até mesmo, sem gordura.

É importante que o consumo seja moderado e sempre junto de outros alimentos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.